Feeds RSS
Feeds RSS

Estudos para pequenos grupos


Lição de Células 
   SOPA, SABÃO E SALVAÇÃO!
                    Isaías 1:16-20


INTRODUÇÃO:
Você conhece o Exército da Salvação? É uma denominação cristã evangélica e também uma das maiores instituições de ação social do mundo. O Exército da Salvação, fundado na Inglaterra em 1865, está presente em mais de 126 países com igrejas, hospitais, abrigos, lojas beneficentes, creches, escolas, casas de recuperação etc.
O slogan do Exército da Salvação são os 3 “S”: Primeiro a Sopa, depois o Sabão e por fim a salvação. Esses 3 “S” falam do resumo do que é o Evangelho de Jesus. E Isaías nos apresenta esse resumo: “Aprendei a fazer o bem… ainda que os vossos pecados sejam vermelhos como carmesim, se tornarão como a lã… Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra…”. Qual é a sua necessidade hoje? Sopa, Sabão ou Salvação? Não estamos levantando aqui uma bandeira de assistência social, mas sim de atendimento espiritual baseado  nos “s”. que Deus fale ao seu coração.
I – SOPA
“Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas” (Isaías 1:17). Vivemos hoje num mundo globalizado, ligado por uma grande rede de comunicação, com suas várias redes sociais que a cada instante nos apresentam notícias e demandas sociais as mais diversas. Não dá mais para ficar desligado, não dá mais para se omitir, não dá mais para fugir das campanhas beneficentes, de deixar de ajudar aos necessitados. As oportunidades de fazermos o bem estão sempre ao nosso acesso.
Como cristãos, como discípulos de Jesus, somos ensinados a fazer sempre o bem (Tiago 4:17). Portanto, quero convidá-lo a vir para Jesus e juntos vamos fazer o bem.
II – SABÃO
“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos… Vinde, pois e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Isaías 1:16-18). Seja qual for o nosso pecado, por maior que seja a sua gravidade, ainda que envolva os chamados “pecados de sangue”, Jesus pode e deseja nos purificar e nos lavar completamente, deixando-nos limpos, puros, brancos como a neve ou como a lã.
Deus, em Jesus, nos chama, nos convida e nos interpela: Venham cá, vamos discutir este assunto, Eu quero te perdoar”. E você, deseja receber o perdão de Deus? Então, venha agora mesmo para os braços de Jesus!
III- SALVAÇÃO
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1:19). Vemos muitos que vem a Jesus para receber a “Sopa”, outros vem para receber o “Sabão”, mas poucos vem a Jesus para receber dEle também a salvação. Muitos ficam só na “Sopa ou até no Sabão”, ao invés de avançar e deixar que Jesus faça a obra completa, concedendo-lhes a salvação. Jesus quer fazer tudo isso, mas principalmente Ele quer nos dar a salvação. E para que isso aconteça, precisamos recebê-Lo em nossa vida como nosso Senhor e também como nosso Salvador.
Na verdade, só teremos a Jesus como Salvador se estivermos dispostos a recebê-Lo também como nosso Senhor. E aí sim, “comeremos o melhor desta terra”. Você deseja receber a Jesus como seu Senhor e Salvador?
CONCLUSÃO:

Sopa, Sabão e Salvação encontramos em Jesus. Você já tomou a sua decisão de se entregar completamente a Jesus? Deseja fazer isso agora? Se já o fez, parabéns! Então, vamos segui-Lo e servi-Lo, vamos fazer o bem, vamos ajudar na distribuição da Sopa, do Sabão e da Salvação!




A vida Eterna (João 5.24)                                
 Quem preferir Deus através de Jesus tem a vida eterna.

Três Razões para crer na vida eterna:
1.    Cristo deu para nós a sua vida. (Marcos 10:45). Aceitando a Cruz, Jesus venceu a morte e o diabo, dando-nos vida em abundância.



2.    Porque Cristo foi sepultado. (João 12:24) Jesus afirma a necessidade de morrer para nos salvar. Quando uma pessoa aceita a cristo os seus pecados são também sepultados.(romanos 6:4)
3.    Por que Cristo ressuscitou. Ele venceu a morte, a Cruz e o túmulo. (I co 15.55)
Cristo ressuscitou para cancelar os nossos pecados. A vida eterna que o homem tinha perdido no Éden, Jesus a reconquistou através da sua morte e ressurreição.
Vida sobrenatural é Vida com Cristo.

Certeza de Salvação é crer na palavra de Deus para poder ouvir:”Entra servo bom e fiel no gozo do teu Senhor”.

“ O Justo morreu pelos injustos, para nos justificar diante de Deus”
(I Pedro 3:18)

Para escapar da morte eterna!!
Aceite a Jesus, Ele te garante uma nova vida!!

Louvor



      Ao único que é digno de receber, a honra e a glória a força e o poder.
Ao rei eterno, imortal, invisível, mas real, a Ele ministramos o louvor.

Coroamos a ti ó Rei Jesus (2x), adoramos o teu nome, nos rendemos aos teus pés.
Consagramos todo o nosso ser a ti.     
                                                                                                                          dheycriativa


  A necessidade do arrependimento:

(Atos 3. 19-20)
  
ARREPENDIMENTO – Ato de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus. Em uma acepção mais geral, arrependimento significa mudança de mentalidade ou um sentimento de remorso ou de pesar por um comportamento passado (Mt 27.3). O verdadeiro arrependimento envolve um ato de “contrição divina” pelo pecado, uma mudança de atitude, tomando uma direção totalmente oposta. Esse tipo de arrependimento leva a uma mudança fundamental do relacionamento de uma pessoa com Deus.  
  A necessidade do arrependimento:

A ORDEM É: “ARREPENDEI-VOS”


Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
  O que é o arrependimento?
Trata-se de abandonar os maus caminhos, e volta-se para Cristo, o Jesus que morreu na cruz para nos salvar de nossos pecados.
  A importância do arrependimento:
Para que sejamos felizes, pois através do arrependimento e da entrega por Jesus, a Salvação será alcançada.
Viver uma vida com Jesus é bom demais!!

                                                                    dheycriativa




Lição de Célula

HORA DA PALAVRA
TEMA: VENCENDO AS TEMPESTADES.

 INTRODUÇÃO: Existem desafios e disputas na vida que são naturais, o fato de as vencermos ou perdermos não acrescenta nada a nossa vida, não passam de distrações inocentes. Mas a desafios que iremos enfrentar que alterarão de maneira radical nossas vidas. Eles poderão nos tornar melhores ou piores; mais fortes ou mais fracos. A esses desafios chamamos tempestades. Nesta noite vamos aprender:

COMO VENCER AS TEMPESTADES DA VIDA.

 1º )Para vencer as tempestades, NÃO PODEMOS NOS DESESPERAR quando elas chegam. Precisamos saber que enfrentar tempestades faz parte da vida, as tempestades são necessárias para o nosso crescimento espiritual. Então, se quisermos crescer, teremos que enfrentar desafios, alguns menores outros maiores, porém quando estiver passando por uma tempestade não se desespere, continue confiando em Deus e prossiga. "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Mateus 8.26

2º) Para vencer tempestades precisamos nos PREPARAR para enfrentá-las.
Não se preparar para enfrentar algo que é inevitável é tolice. Existem muitas coisas na vida para as quais não dá para se preparar, pois não sabíamos que teríamos que passar por elas, porém nós sabemos que teremos que passar por tempestades em várias áreas de nossas vidas, por isso, temos que sempre estar preparados para enfrentá-las.

 3º) Para vencer tempestades temos que ter DISPOSIÇÃO e ATITUDE para enfrentá-las. Mesmo sabendo que enfrentaremos tempestades, ainda que não saibamos quando elas chegarão, não  devemos viver a cada dia esperando por tempestades, pois isto seria atrair adversidades sobre nós. Devemos sim estar sempre preparados para as tempestades da vida, e quando elas chegar precisamos também ter disposição e atitude para enfrentá-las e vencê-las. 


CONCLUSÃO: Você deseja enfrentar tempestades e vencer? Deseja que ao passar a tempestade sua casa esteja de pé sem grandes prejuízos? Entregue sua vida a Deus. Aprenda com Ele, ouça o que Ele diz e obedeça. Ponha em prática o que tem aprendido com Deus e Sua Palavra, e você será sempre um grande vencedor.





Ele nos deu a Vida 
(João 1:4)
Qual foi o presente mais precioso que você já recebeu?



A morte não é o fim é começo de uma eternidade que pode ser: com Deus ou sem Deus. Cristo nos deu a Vida Eterna. Quem tem Cristo, tem vida (João 5: 24).



         A Bíblia fala de 4 tipos de morte:
 1.     Morte Física: Separação entre o Corpo, a Alma e o Espírito. Jesus disse claramente que Lázaro havia morrido. (João 11:14).
2.     Morte Espiritual: Separação entre Deus, a alma e o Espírito. Significa que o homem está vivo, mas está longe de Deus por causa do pecado, portanto, espiritualmente, está morto. Tal homem, só terá vida espiritual no momento em que aceitar Jesus como Salvador pessoal (Efésios 2:1).
3.     Morte Eterna: Separação definitiva entre o homem e Deus. 
A bíblia diz, em Apocalipse 21:8.”Os que morreram sem Cristo, a sua parte será no lago de fogo ardente e sem fogo e enxofre, que é a segunda morte”.
4.    Morte para o pecado: Separação do cristão com o pecado do mundo        ( Romanos 6:11). Assim com Cristo morreu, levando o pecado para a sepultura, é necessário que todo aquele que O aceita, morra para o pecado.

Pense nisso: Viva uma vida de gratidão, pois você ganhou o melhor presente a vida, alguém morreu por você e deu a sua própria vida por te amar de mais, esse alguém é Jesus Cristo.
Não escolha o caminho que te leve a morte, mas escolha o caminho que te garante vida eterna Jesus.

                                                                                   dheycriativa



Lição de célula



SOLIDÃO, NA MINHA VIDA NÃO!
                    João 14:15-18


INTRODUÇÃO:

Vamos falar da solidão, esse sentimento que cresce assustadoramente em nossos dias e atinge cada vez mais um número maior de pessoas. Talvez seja pelo estilo de vida da nossa sociedade que a solidão tem aumentado. Vivemos em uma sociedade que procura o isolamento, onde impera o individualismo, onde as pessoas não se preocupam com o seu semelhante, onde cada um cuida de si.
A solidão não é simplesmente estar sozinho, pois você pode estar convivendo com alguém ou até com muitas pessoas, mas sentir-se só. A pessoa pode se sentir solitária em meio a uma multidão, ou num restaurante superlotado onde cada um cuida do seu prato. A solidão faz uma pessoa infeliz e pode levá-la à morte. Vamos, portanto, falar sobre a solidão social e a solidão espiritual.

I – SOLIDÃO SOCIAL

Existe uma chocante notícia de um senhor que morava sozinho em seu apartamento onde faleceu e o seu corpo só foi descoberto pela vizinha depois de mais de sessenta dias da sua morte. Uma senhora de idade avançada confessou-me que apesar de morar com a sua filha e netos, se sentia só. Ninguém conversava com ela. Ninguém se importava com ela. Disse que chegava a sentir dor de garganta por passar tanto tempo sem falar com ninguém.
Quando será que a nossa sociedade vai entender que precisamos uns dos outros? Que a nossa felicidade depende da felicidade do nosso semelhante? A Igreja do Senhor Jesus tem o firme propósito de unir e aproximar as pessoas, independente de sua classe social e assim acabar com a solidão! Você se sente só? Então venha participar conosco desse projeto divino que se chama Igreja e você nunca mais se sentirá só. Jesus nunca deixou seus discípulos sozinhos. Ele disse: “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Ajudador para que fique convosco para sempre… Não vos deixarei órfãos, voltarei a vós” (João 14:15-18).



II – SOLIDÃO ESPIRITUAL

É quando o homem se isola de Deus. O seus espírito perde a comunhão com o Espírito Santo de Deus. Muitos nunca experimentaram a alegria e o prazer de um relacionamento mais íntimo e profundo com Deus. São os solitários espirituais crônicos.
A solidão espiritual acontece também quando o homem comete pecado e assim se afasta de Deus. O Profeta Isaías nos diz que “os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus” (Isaías 59:1-2). A solidão espiritual é a pior solidão que o homem pode sofrer, pois ela atinge o seu espírito e o deixa vulnerável e desprotegido contra as investidas do maligno. Por isso é que muitos solitários chegam a cometer suicídio não apenas por problemas psíquicos, mas pela intervenção maligna, pois bem sabemos que “o ladrão veio para roubar, matar e destruir” (João 10:10).

CONCLUSÃO:

Deus disse que “não era bom o que o homem estivesse só” (Gênesis 2:8). Até Jesus na cruz experimentou a dor da solidão e disse: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste (Mateus 27:46). O homem não foi feito para viver sozinho! Jesus diz: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28-30). Aceite esse convite de Jesus que vai mudar a sua vida e trazer-lhe paz, alegria, felicidade, alívio, descanso. Acabarão com todo o seu sentimento de solidão. Decida agora receber a companhia constante de Jesus em sua vida.





LIÇÃO DE CÉLULA


HORA DA PALAVRA
TEMA: PROVA DE FOGO.
INTRODUÇÃO: A vida com Jesus, não é uma vida sem problemas. Mesmo depois de termos recebido Jesus como nosso Senhor e Salvador, continuamos a passar por problemas, com a diferença de agora ter com quem contar nessas horas difíceis. Os problemas podem nos ensinar ou nos derrubar, depende de nossas escolhas e de como lidamos com eles. Isaías 43 nos ensina algumas coisas que devemos sempre lembrar quando passarmos por uma “prova de fogo”, por um período de grandes lutas.
O QUE DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR QUANDO PASSAMOS POR PROVAS DE FOGO:
1) As provas não são para nos derrubar, mas para nos edificar. (Is 43:2 - 2Co 4:17):  A questão não é se vamos passar por dificuldades, a questão é se permaneceremos firmes (em pé) depois que as lutas passarem. A Bíblia ensina que podemos ser mais que vencedores em todas as coisas (Rm 8:37).  IMPORTANTE: Não existe provação ou tentação que não podemos suportar. Ler 1Co 10:13 
2) Deus sempre estará conosco, mesmo na hora da “prova de fogo” (Is 43:2 – Mt 28:20):   Deus promete que estará conosco em toda e qualquer situação. Nossa segurança não é a ausência dos problemas e sim a presença de Jesus conosco em meio aos problemas.  Você pode não saber o que fazer, mas Deus sabe e sempre estará conosco. 
 3)  Deus sempre cuidará de você. Ele te protegerá (Is 43:2 – Is 41:10 - Hb 13:5): Ele nos promete que, ainda que passemos pela prova mais difícil, nada nos fará dano algum. Ainda que passemos pelas piores situações possíveis, Deus nos promete cuidados e proteção. Se fizermos o que Ele manda, não teremos nenhum dano. Ele cuidará de nós. 
 CONCLUSÃO: Neste mundo você enfrentará problemas, alguns maiores outros nem tanto. Você prefere passar por essas “provas de fogo” sozinho ou com Deus ao teu lado? Quer sair dessas lutas como um vencedor? Então entregue sua vida a Deus e faça o que Ele ensina. Obedeça a Ele em todos os momentos de sua vida, mesmo na hora da luta.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário